Menu

casa rua das moutadas

casa
rua das
moutadas
 
a proposta teve como base um terreno comprido, com alguma pendente e uma casa em ruína com uma arquitetura desatualizada.
foi necessário definir o acesso principal, colmatar as exigências programáticas de uma moradia contemporânea, tendo como principal objetivo criar o mínimo de impacto que uma nova construção implica.
a proposta de ampliação cria um novo programa habitacional, um piso térreo desenhado em torno da casa existente, composto pelas áreas sociais e técnicas (garagem e lavandaria). novos volumes, com diferentes alinhamentos e reentrâncias, dão lugar a espaços amplos e cheios de luz, com grandes panos de vidro abertos para o exterior. no corpo central rasga-se um pátio interior junto à entrada, um espaço que faz a barreira entre a área social da casa e as áreas privadas, escritório e suites.
o desenho desta ampliação, com volumes compridos e fragmentados, origina diferentes momentos de contemplação para o exterior, espaços fronteira com o exterior, que servem diferentes funções, como os pátios da lavandaria, da entrada ou do escritório.
esta ampliação está separada da casa existente para se afirmar, contrastar com o antigo, funcionando como um complemento obrigatório para esta intervenção. O novo e o antigo não se chegam a tocar, mas vivem em conjunto...

tipo projeto
tipologia T4
+ info
Share

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!